Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Cursos
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 Dog/CatSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

ESCOVAR OS DENTES TAMBÉM É BOM PARA CACHORRO

Cuidados diários protegem contra doenças periodontais

Escovar os dentes também é coisa de cão e gato. O hábito deve ser incluído na rotina de higiene do animal uma vez por dia. Um trabalho para os donos que vale a pena porque protege gengivas e dentes contra as doenças periodontais.

"De todas as doenças que atingem cães e gatos, as periodontais são as mais comuns", alerta o veterinário especializado em odontologia Alexandre Venceslau, da VetDent Odontologia Veterinária. O mau hálito é um dos primeiros sinais de que algo não anda bem com a saúde bucal. Sem tratamento, a doença periodontal evolui como nos seres humanos: dentes são perdidos e a infecção da boca pode migrar para outros órgãos como o coração, provocando doenças graves.

O hábito da escovação deve ser introduzido o quanto antes na vida do animal. Quanto mais tarde, mais difícil será contar com a cooperação do cão ou do gato e maiores as chances de a doença periodontal se instalar. A escovação deve ser feita com escova e pasta próprias para uso veterinário. Assim como é recomendável que seres humanos visitem o dentista uma vez por ano, os animais também devem ser levados para um especialista com a mesma freqüência para limpeza geral dos dentes.

Ao contrário dos humanos, raramente cães e gatos têm cárie. No entanto, fraturas no dente são casos freqüentes nos consultórios dentários veterinários. "A terapêutica é o tratamento de canal ou a extração." Quedas e atropelamentos também têm sua parcela de culpa quando o tema é saúde bucal dos animais de estimação: dependendo do trauma, o resultado é fratura da mandíbula.

E para os animais que não escaparam da doença periodontal ou do trauma e precisam de tratamento, os veterinários contam com um importante aliado: os antibióticos. Específicos para uso veterinário, os antibióticos são usados para baixar o nível de infecção bacteriana no animal antes e depois de um procedimento cirúrgico. A Pfizer produz um desses antibióticos: Antirobe, comercializado em cápsulas e em gotas, é indicado para cães e gatos.

Como o consumidor pode entrar em contato com a Divisão de Saúde Animal da Pfizer: www.pfizersaudeanimal.com.br ou telefone 0800 11 19 19.



voltar...